O mercado está mudando freneticamente em todos os setores.Assim como a moda e a decoração sofrem forte influência das tendências, o lifestyle das pessoas também está cada dia mais diferente e de acordo com estas tendências.De olho nisso, vários setores de serviços estão mudando para espantar a concorrência e conquistar cada vez mais a clientela, e a hotelaria é uma delas, surgindo uma nova hotelaria.
Como estamos chegando na época das férias, nada melhor do que falarmos sobre as mudanças da hotelaria.
Wellness, que em ingles significa bem estar, já é uma tendência que chegou a uns dois anos e vai continuar, pois é uma das coisas que o ser humano mais procura ultimamente.
No caso da hotelaria, para que o cliente sinta o bem estar em sua hospedagem, a decoração com madeira e outros elementos naturais, plantas, diferentes texturas, luz baixa, música gostosa e perfume agradável são alguns dos artifícios usados.
Segundo pesquisas, 74% dos millennials preferem gastar com experiências e viagens personalizadas e 67% dos viajantes de alta renda preferem investir o seu dinheiro em atividades do que em um quarto de hotel de luxo.
Portanto, atrair os viajantes com experiências exclusivas, como viagens românticas, percursos de bem-estar, fins de semana com aventura, experiências locais, entre outros, já é uma realidade na hotelaria bem sucedida.
A decoração do hotel com cenários “instagramáveis” também é uma ótima opção para se diferenciar da concorrência. Um grande exemplo são os hotéis boutique Moxy (by Marriott) que combinam design despojado com serviços de qualidade e preço acessível. Com quartos tecnológicos e um lobby vibrante, o objetivo dos estabelecimentos Moxy é surpreender os viajantes como experiências divertidas e inesquecíveis.
Cada vez mais as pessoas querem viajar e se hospedar em locais que tenham coisas que lembre a sua casa.
A personalização da hospedagem ajuda a trazer esta sensção de bem estar. Os hotéis na hora da reserva podem colocar uma série de opções para o hospede escolher o que mais lhe agrada. Ex: tipo de travesseiro, hora do café no quarto, tipo de café da manhã, entre outros.
Como, cada vez mais, fazemos tudo através da tela do nosso smartphone, a tecnologia e a inserção digital são indispensáveis para qualquer negócio.
No caso dos hotéis, as principais mudanças estão no uso da inteligência artificial, uma ferramenta fundamental para se gerar dados de clientes e auxiliar na tomada de decisões. Outra importante tecnologia são os chatbots (são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens, desenhados para dialogar com humanos de forma amigável) capazes de atender o cliente em tempo real, além de poder fazer checkin e checkout agilizados. Nesse cenário ainda temos a realidade virtual, que permite uma experiência prévia dos espaços de hospedagem e que pode funcionar com uma importante ferramenta para as empresas.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo mostra que 40% dos turistas estão dispostos a pagar mais para ficar em um hotel com práticas sustentáveis.
Entre as campanhas ecológicas que podem ser realizadas pelos hotéis estão: conformidade com a emissão global de carbono, redução do lixo e do uso de plástico e economia de água. Conforme indicado acima, os hotéis inteligentes com instalações digitais também vão reduzir os custos com energia. Aderir à essa e outras posturas sustentáveis pode trazer competitividade ao seu negócio.
Os hotéis vão dedicar mais tempo, dinheiro e esforços ao desenvolvimento da consciência de marca e à fidelidade para aumentar as reservas diretas.
Um site otimizado com design responsivo pode garantir uma experiência positiva aos usuários. Incorporar um motor de reserva eficiente também ajuda a converter visitantes online em hóspedes e a conquistar reservas diretas.
Incluir o hotel em um mecanismo de metabusca ajuda a aumentar a sua visibilidade e o seu alcance no mercado online.
A indústria das viagens é moldada pelo desejo de interagir, aprender e entender outras culturas e pessoas. Embora as novas tecnologias tornem certos processos mais eficientes, não podemos remover o elemento humano e precisamos garantir que ele permeie tudo o que desenvolvemos. A tecnologia ajuda a conectar pessoas, tornando as viagens mais fáceis, intuitivas e perfeitas, mas o elemento humano traz o bom atendimento e a cordialidade, e portanto, é uma parte muito importante na hospedagem.
Andrea Lenz
@casacommoda
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