Olá! Como você está? Nós já falamos sobre parede por aqui, sabemos disso! Mas hoje vamos falar sobre o receio de combinar cores, revestimentos e materiais nas paredes.
O clássico branco ou a aplicação dos tons mais neutros costumam combinar em tudo, não é mesmo? Mas, ao mesmo tempo, essa escolha ‘infalível’ contribui para deixar as paredes sem graça e esquecidas, com aquela sensação de que está faltando alguma coisa ali.
E sim, uma parede pode assumir o protagonismo na decoração de um ambiente. Pode ser através de uma cor diferente ou a aplicação de materiais diversos, e de forma muito harmoniosa, ela se torna o centro das atenções no espaço. Vamos compartilhar algumas ideias e inspirações a partir dos nossos projetos. Confira:
Sim, é possível abusar do branco, mas de uma forma diferente! A aplicação do revestimento cimentício na parede principal foi evidenciado com os efeitos proporcionados pelas texturas e formas geométricas.
O que acha de tecido na parede? Ele é uma ótima alternativa para diferenciar a decoração, já que é capaz de reproduzir vários estilos. Para trazer uma essência de natureza dentro de casa, o tecido com estampa de folhagens criou um clima despojado e jovem para a cozinha do apê. A bancada chama logo a atenção de quem olha da sala de estar.
O papel de parede sempre é um clássico na decoração, além de ser extremamente versátil e prático. Aqui, ele foi a melhor escolha, já que trouxe a estampa em cores claras e delicadas para o dormitório infantil – preparado com todo nosso carinho para duas meninas lindas.
Um clássico que permeia gerações é a boiserie! Bastante utilizado pela realeza francesa no século XVIII pela realeza francesa, o efeito continua firme na missão de agregar elegância para os projetos da atualidade. Para compor a cabeceira do dormitório, optamos por uma versão executada em poliestireno, material de fácil instalação. E ainda pintamos a boiserie na mesma cor da parede para que o ambiente ficasse menos poluído visualmente.
A pastilha continua em alta para o revestimento de paredes! E a forma como elas se adequam aos vários estilos de decoração é muito interessante, sem contar o visual diferenciado. Neste projeto, as pastilhas criam uma composição geométrica que combinou com os outros elementos do espaço. A pequena dimensão da pastilha e o seu formato hexagonal resultou em um efeito bastante personalizado.
A madeira não podia ficar de fora! Nas paredes deste projeto litorâneo, a combinação do revestimento em madeira clara – uma opção versátil e que ilumina o espaço – criou uma composição bem aconchegante. E o mais bacana da madeira é que ela pode escurecer ou iluminar um ambiente, trazer o clima moderno ou rústico, e sempre contribui para a sensação de conforto.
A parede de drywall recebeu cortes geométricos e um ponto de cor, deixando a composição ainda mais interessante e delicada, assim como a jovem moradora.
E até o próximo!
@andrademelloarquitetura
Leia também:
Chevron na decoração? 4 dicas para usá-los
As melhores cores neutras para paredes