Cada vez mais, os brasileiros se interessam por vinhos. Não só pela bebida em si, mas como harmonizá-lo com os pratos e entender toda a produção por trás de um rótulo. E ,o desejo de ter uma adega em casa aumenta. Você já pensou em ter uma adega em casa? Aquele cantinho especial para guardar seus vinhos?
Pensando nisso, separamos 5 dicas para ter uma adega em casa:
1- O primeiro item é pensar quantas garrafas possuímos, se queremos aumentar a coleção e qual espaço temos disponível em casa. O ideal é que a adega esteja no lugar mais escuro possível e que estejam protegidas dos raios UV, e assim trabalhar com iluminação de forma central ou indireta, para que luz não incida diretamente nas garrafas, gerando um aumento de calor e consequentemente oxidar a bebida e perder suas características.
2- Após definir onde teremos a adega, precisamos analisar, se queremos uma adega climatizada, comprar ou fazer um móvel para colocar os vinhos. Se projetarmos o móvel, é ideal utilizar o revestimento amadeirado com texturas rústicas, e assim o ambiente terá uma atmosfera aconchegante e intimista, remetendo aos tonéis de produção de vinho. Já, se o ambiente for climatizado e protegido, podemos escolher os revestimentos somente por função estética e não técnica.
3- A organização das garrafas dá um efeito estético de uma boa adega. Por isso, a maneira em que for projetada fará diferença na decoração e a forma de como manter com qualidade a bebida. A melhor opção é projetar as prateleiras para que as garrafas fiquem na horizontal, pois assim a rolha estará em constante contato com o vinho para mantê-la úmida e intacta, contribuindo para a conservação e evitando a entrada de oxigênio, o qual também causa oxidação.
4-A manutenção de adegas é relativamente fácil e rápida. Por vezes, as garrafas de vinhos deverão ser retiradas e realocadas posteriormente, neste período um pano úmido e neutro é suficiente para limpeza rápida, mas caso haja necessidade de uma revisão melhor direcionada é fundamental acionar um técnico. Alguns materiais podem ser utilizados para facilitar na hora da manutenção, madeiras e pedras são ótimas opções tanto esteticamente como funcionalmente, é possível optar ainda por uma vedação em vidro para que não haja acúmulo de fungos e poeira.
5-Na adega vale a pena investir no contraste de materiais amadeirados e luz de forma indireta ou central, de preferência LED, para criar uma atmosfera agradável e manter a qualidade dos vinhos.
Exemplos:
Leia também:
Iluminação: fuja do comum para iluminar sua casa