Para explorar melhor os 71 ambientes apresentados na edição paulista do CASACOR 2017, preparamos uma série especial de matérias evidenciando as características dos trabalhos apresentados no evento, principalmente a natureza e modernidade.
Confira os primeiros quatro projetos dessa série, que propõem um encontro harmônico e funcional entre o natural e o moderno!
Casa da Mata, pelos arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni
Pedra, madeira, couro e natureza. Dessa junção nasceu uma área de refúgio e contato com o meio natural. Decorado pelos arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni, o aconchegante espaço 200m² conta com o uso de materiais sustentáveis, como seu deck de garrafas recicláveis e recursos naturais, sem ignorar a tecnologia presente nos detalhes de vidro e espelho – o que nos provoca a pensar sobre a relação do homem com a natureza.
A presença marcante do mobiliário nobre e sofisticado – tendências expostas em Milão – contrasta com o rústico e preenche o ambiente. Ainda, para delimitar a área íntima da social, os arquitetos utilizaram uma grande faixa de vidro reflexivo, apresentando novas possibilidades além das paredes.
Casa da Praia Decortiles, por Marina Linhares
Trazer a brisa das praias brasileiras e seus tons para dentro de seu ambiente é possível. Este conceito explorado por Marina Linhares em seu espaço de 243m³, a partir da paleta de cores em azul, branco e madeira em sua cor natural. Soma-se a isso a leveza dos tecidos, que transmite frescor, o uso junco e a palhinha, tornando o espaço mais moderno e funcional para lugares expostos a maresia.
Para coroar o projeto, o uso inusitado de pedras naturais com aparência rochosa na bancada do banheiro e na banheira transmitem aconchego e contato com a natureza.
Casa de Vidro Renault, por Alexandre Del Fabbro
Não existe nada mais atual do que integrar ambientes, como prova o projeto de Alexandre Del Fabbro. Para torná-lo ainda mais moderno, o especialista usa linhas retas em sinergia com toda transparência do vidro, proporcionando integração entre jardim, garagem e a sala de estar com tons neutros e sóbrios. Tudo em prol de estabilizar a iluminação e pincelar o espaço com objetos decorativos mais ousados, provocando harmonia entre o externo e o interno.
Casa Brasil, por Leo Romano
Ripas de madeira pinus suspensas por barbantes de forma sustentável moldam a sala de estar apresentada por Leo Romano. Na sala que forma um único ambiente com o living, chama atenção a preservação do espaço físico em sua origem: sem quebras e nem paredes, o lugar se transforma por meio de molduras, cor e luz. Afinal, arquitetura também é adaptar e renovar.
Sinta-se em casa, curta e compartilhe pois os ambientes da Casa Cor podem ser seus também!
Leia também:
Especial CASACOR 2017: Espaços que abrigam memórias