Você já ouviu falar em BIOFILIA?
Este termo está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente nas áreas de arquitetura e design de interiores.
Mas afinal, o que quer dizer esta palavra?
Biofilia vem do grego bios (vida) e philia (amor), e significa “amor pela vida”. Mas a palavra foi popularizada pelo ecólogo americano Edward Wilson em seu livro de mesmo nome lançado em 1984. Ele acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.
De acordo com suas pesquisas, esta ligação tornou-se hereditária e é provável que seja pelo fato de que em 99% da nossa história não vivíamos em centros urbanos, e sim convivendo intimamente com a natureza.
A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e nos relacionarmos com a natureza.
Portanto, o design Biofílico traz a natureza para dentro dos ambientes e para dentro de nossas vidas.
De acordo com vários estudos, introduzir a biofilia nos projetos de design de interiores e arquitetura tem muitas vantagens. Ajuda a reduzir o estresse, aumenta o bem-estar (o famoso Wellness) e estimula a criatividade. Além disso, aumenta a produtividade em ambientes corporativos, é mais rentável em ambientes de varejo, reduz o tempo de internação em espaços de saúde, e ajuda os alunos a se concentrem mais em seus estudos, em ambientes educacionais.
Bom, como vocês puderam ver na foto da minha varanda, eu sou adepta a Biofilia. É impressionante como eu me sinto bem em um ambiente cercado pela natureza!
E você, também gosta?
Até a próxima!
Andrea Lenz
@casacommoda
Leia também:
Como atrair energias positivas com plantas em casa
Como cultivar uma horta em apartamento
Biofilia nos escritórios vem melhorando a saúde e o bem-estar