Cafeterias: designs incríveis ao redor do mundo!
Nas montanhas altas da Etiópia, temos a origem da planta nativa do café. Descoberta por monges, o consumo foi para as longas noites de rezas. Prontamente, foi aceito para essa finalidade.
Além da Etiópia, outros países foram importantes para o café. A Turquia teve um importante papel na difusão do café, criando a primeira cafeteria no mundo, na antiga Constantinopla (atual Istambul) em 1495. Com a inauguração do espaço, o café ganhou também um caráter social. Esse conceito popularizou-se em 1574, quando as cafeterias de Cairo e Meca viraram referência para artistas e poetas. Trazendo um interesse dos comerciantes ocidentais. E em 1615, o café entrou em Veneza. No ocidente, os holandeses foram os responsáveis por transportas as amostras mundo a fora, chegando no Brasil.
Depois dessa breve história do café, trouxemos designs incríveis de cafeterias ao redor do mundo! Assim, como o design, a arquitetura e a decoração também são grandes aliados na hora de trazer experiências positivas e atrair mais clientes para o seu estabelecimento comercial! Por isso, analisamos o diferencial de cada um.
Com mais de 20 mil cafeterias ao redor do mundo, a Starbucks consegue criar lojas únicas com detalhes icônicos inspirados na cultura e costumes locais.
Essa por exemplo, traz vigas de madeira, material presente no cotidiano dos japoneses, além de pensar sobre a sustentabilidade e reciclagem, pois todas essas madeiras dentro da loja podem ser desmontadas e facilmente em outro lugar.
Projeto Kengo Kuma e Foto Masao Nishikawa
Uma maneira criativa de fazer a decoração, é utilizar a mesma estampa tanto no piso como paredes e até mobiliário. Ótimo para atrair clientes para o estabelecimento.
Localizado em um palácio neo renascentista, ao visitar a cafeteria é uma experiência que leva para uma viagem a época Belle Epoque!
Localizado na famosa Piazza San Marco, o Café Florian é o mais antigo da Europa, com data de 1720! E o mais imperdível, são os ambientes decorados com itens decorativos de diversas épocas distintas.
Essa cafeteria foi decorada para parecer uma biblioteca, portanto foi colocado um papel de parede, no teto, piso e paredes para simular uma estante de livros. E a inspiração para esse café foi a Biblioteca Bryant Park.
La Panera rosa é uma cafeteria tradicional de Buenos Aires, mas em meados de março levou suas tonalidades rosas para Madrid,na Espanha. Trazendo a mesma estética dos cafés da Argentina, com predominância de cores rosas, mobiliário com materiais naturais e luminárias de ratán, e claro com muitas plantas!
Dentre essas, qual sua cafeteria preferida?
Leia também:
Pizzarias: designs incríveis ao redor do mundo
5 Dicas matadoras para transformar sua cafeteria em campeã de vendas
Os 6 melhores cafés de São Paulo