Desde a semana passada, os olhos do mundo estão voltados para o Japão, mais precisamente em Tóquio. Após o adiamento de um ano, está acontecendo a 32ª edição das Olimpíadas de verão. Então, vamos conhecer mais sobre a decoração japonesa?
Aqui no Brasil, temos grande influência japonesa. Já que é o lugar com maior concentração de japoneses no mundo (claro, fora o próprio Japão). A influência é tão grande que na cidade de São Paulo inclusive, há o bairro da Liberdade, destinado a eles e toda a cultura japonesa.
Sobre a decoração japonesa podemos definir em duas palavras: minimalismo e essencialidade. Nos ambientes japoneses, o objetivo é ser simples e funcional, sem deixar de ser harmônico e sofisticado. Outra característica muito presente nos ambientes japoneses é a conexão dos espaços internos com a natureza. A natureza está presente também, através de elementos naturais, como a madeira, o bambu e as pedras.
Dois itens essenciais para a ambientação são: utilização da madeira e valorização de jardins. A madeira faz parte também como elemento primordial das construções. A decoração japonesa é um estilo decorativo mais sóbrio, sendo muito utilizada cores neutras, além do preto e muitas vezes o vermelho. Uma característica fundamental tanto da arquitetura quanto da decoração japonesa é a valorização da luz natural.
Mas, para pensar nos móveis na decoração japonesa, dê preferência e não se esqueça de montá-los mais baixos, pois tanto as mesas quanto as camas possuem pés pequenos, ficam muito próximos ao nível do chão. Atente-se a esse detalhe e com certeza se você fizer na sua casa, teremos as características dessa decoração.
A decoração oriental japonesa, valoriza os cômodos abertos, normalmente conectados pelos painéis de Shoji, que são portas de papel de arroz e bambu (substituído por outras madeiras, em alguns casos) que fazem as vezes de parede em muitas casas japonesas. Assim, os shojis mantem a privacidade e permitem que a luz entre nos ambientes.
Agora se você quer trazer outros itens a decoração, invista em metais dourados, tatame, futton, almofadas confortáveis espelhadas pelos espaços.
Leia também:
Estilo Hi- Lo na Moda e na Decoração
Diferentes estilos de decoração para sala de jantar