Portugal, a terra-mãe de Camões, é conhecida por muitos dos seus talentos, como uma culinária farta, os doces de ovos, a diversidade de vinhos, a rica história e pelos craques do futebol, como Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Pepe, Eusébio, entre muitos outros.
Mas, mais do que isso, Portugal também é conhecida por sua rica arquitetura e construções incríveis em meio a belíssimas paisagens. É definitivamente um dos locais mais interessantes para se conhecer e, por esse motivo, separei algumas curiosidades sobre o país.
Você sabia que Portugal é referência mundial em azulejo?
Acredito que você deva conhecer o azulejo português, peça tradicional em azul e branco, que está sempre na moda. Existem diversos modelos de azulejo, e alguns, inclusive, retratam a história. Ele pode ser utilizado em revestimento interno, como externo. Inclusive, um dos destinos de turismo, Ovar, uma cidade situada no Distrito de Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, é considerada a “Cidade Museu do Azulejo” e possui uma riquíssima e variada coleção de azulejos a céu aberto. Casas, prédios e estabelecimentos comerciais são revestidos de azulejos.
O tesouro português
O azulejo é considerado um dos 12 maiores tesouros europeus e uma das caraterísticas que faz de Portugal o país “mais azul” do mundo.
O uso do azulejo
Antigamente, o azulejo era exclusivo de áreas molhadas como cozinha, banheiro, ambientes com instalações hidráulicas. Somente depois, o azulejo se tornou elemento decorativo em construções. A azulejaria da fachada vai além da estética, ele protege as paredes do frio e umidade.
A capital de Portugal
Lisboa, a capital de Portugal banhada pelo rio Tejo, é a segunda capital europeia mais antiga; Atenas é a primeira.
A maior ponte da Europa
A ponte mais longa da Europa é a Vasco da Gama, com 17.185 metros de comprimento. Ela está situada sobre o Rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém.
As belezas do Tejo
O Rio Tejo, conhecido como mais extenso da Península Ibérica, inspirou muitos artistas e poetas, como Luís de Camões, no clássico “Os Lusíadas”, em que pede a ajuda das tágides, as ninfas do Tejo, para escrever a obra mais reconhecida da literatura portuguesa.
A origem do chá das cinco
A expressão “chá das cinco” é inglesa, mas o hábito de beber chá tem origem portuguesa. Quando a princesa portuguesa Dona Catarina de Bragança, filha de João IV, casou-se com o rei Carlos II, em 1662, ela levou como presente de casamento um cofre repleto de chá chinês. Além disso, introduziu outros hábitos à cultura inglesa, como o consumo da geleia de laranja, do tabaco e a utilização de talheres.
A livraria mais antiga do mundo
A Bertrand é reconhecida pelo Guinness como a livraria mais antiga do mundo ainda em atividade. Situada em Lisboa no bairro boêmio de Chiado, ela possui aproximadamente três séculos de existência.
Porcelana Portuguesa
Uma das mais famosas e antigas fábricas de porcelana do mundo está em Portugal. Com peças cobiçadas pelo mundo todo, a Fábrica de Porcelana de Vista Alegre, fundada em 1824, produz porcelana decorativa e doméstica, que traz um design diferenciado e qualidade requintada.
Um dos monumentos mais importantes de Portugal
Situado em Alcobaça, o Mosteiro de Batalha (também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória) apresenta uma arquitetura gótica portuguesa, cheia de significado histórico e artístico. Na Capela do Fundador, vemos o grandioso túmulo de Dom João I e D. Filipa de Lencastre em que os dois aparecem juntos, de mãos dadas, representando uma máxima declaração de amor.
Expressões conhecidas para não se perder em Portugal
Confira abaixo algumas lindas paisagens que registrei na viagem que fiz para esse lindo país!
Gostou das curiosidades? Acompanhe a gente também no Facebook e no Instagram para conhecer mais sobre a cultura e os segredos desse país lindo!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ótimas dicas, e lindas fotos…