É muito difícil projetar uma sala de estar sem conhecer melhor quem convive na casa e suas expectativas para o ambiente. Isso porque esse espaço carrega boa parte de nossas histórias diárias, desde os momentos de paz consigo mesmo até a recepção de festas com amigos e/ou parentes. É onde contamos os nossos segredos mais íntimos, sem sequer perceber que fizemos isso.
Por isso, um bom observador pode descobrir muito sobre a personalidade e os hábitos de alguém pela sala de estar. Para ajudá-lo a identificar esses “sinais”, separei alguns perfis com base no estilo de decoração adotado. Confira!
Clean – reflete um morador discreto, seguro de si, que recebe convidados pela companhia e não para se exibir. Sua decoração é low profile, com cores claras e pastéis. Bem iluminada, a sala conta com pequenos objetos modernos, leves e dispostos de forma funcional.
Colorido e Arrojado – Esse tipo de design demonstra personalidade forte. Essencialmente extrovertido, o morador é bem receptivo, pois gosta de receber os amigos e de ver a casa cheia.
No que diz respeito ao ambiente, é geralmente colorido, possui revestimentos com estampas grandes, objetos chamativos, lustres bonitos e quadros diversos, que ocupam a parede como um todo. Quando você entra numa sala de estar assim, leva-se um tempo para conseguir absorver todas as informações nela contida!
Recatado e Tímido – É o reflexo de uma pessoa introvertida, do tipo que somente os mais próximos o conhecem bem. Não costuma receber amigos, apenas parentes.
Esse jeito de viver é evidente no estilo mais clássico de sua sala, com cores sóbrias, discretas, poucos objetos de decoração e oportunidades de mostrar gostos pessoais.
Luxo –Este não tem medo de se exibir e quer que seus convidados sejam bem recebidos, com o melhor que pode proporcionar.
Nesse sentido, abusa de peças decorativas, muitas vezes com o ostensivo da cor dourada. Possui também móveis e tapetes grandes e imponentes, além de objetos de coleção ou obras de arte. Usualmente, tem esculturas do tamanho humano.
Rústico – Mais comum em regiões interioranas, ou na casa de pessoas provenientes dessas localidades, o morador valoriza a representação deste estilo: gosta de quietude, tranquilidade e natureza, coisas que não são encontradas fácil em uma cidade grande. Também investe em receber bem e adora uma boa prosa.
Sua decoração conta com muita madeira, principalmente nos móveis, que aproveitam a forma bruta do tronco das árvores. Esse tipo de material se estende também para paredes, objetos e quadros artesanais. Por valorizar muito a natureza, normalmente traz para dentro do ambiente vasos e jardins.
Clássico– Elegante e extremamente educado, inclusive na forma de conversar, esse tipo de sala revela uma pessoa que prefere linhas elegantes e ricas em detalhes na decoração. Requinte é o traço mais visível de seu estilo.
Por isso, tira partido de pés direitos altos, lustres de cristais, detalhes em tetos, rodapés e nas paredes, bem como peças deslumbrantes. Seu mobiliário escuro e dramático.
Escreva nos comentários abaixo com qual o estilo você se identifica!
Leia também: