A era do compartilhamento mudou a concepção de projetos de escritórios. Esse é o mais novo movimento que cresce a cada dia devido ao acesso à internet, principalmente via mobile. As redes sociais, por exemplo, nos trouxeram a possibilidade de trocar conteúdos e conectar as pessoas, hoje podemos compartilhar quase tudo, como produtos, serviços, e espaços. Por isso, a importância de criar uma espaço de trabalho colaborativo.
E para atender essas novas demandas, as empresas precisaram se flexibilizar, e criar layouts adaptados à sua realidade com espaços colaborativos que são divididos por mais de um funcionário. E com isso, houve uma ruptura e aproximação das hierarquias e funções. As corporações tiveram que criar uma atmosfera criativa, inovadora e estimulante para que pessoas de alta performance permanecessem em seus staffs.
Empresas como o Google, por exemplo, cultiva a criatividade através de uma estratégia que eles chamam de “Tempo Ocioso para Inovação”. Os engenheiros de projetos podem passar 20% do seu tempo (o equivalente a um dia de trabalho por semana), desenvolvendo suas próprias ideias, que, normalmente, requerem a ajuda e colaboração de outros colegas.
É comum nos layouts de hoje mesas operacionais onde todos de várias hierarquias dividem o mesmo espaço. As salas de reunião formais são usadas apenas para receber clientes, ou reuniões estratégicas da empresa. Quando o negócio é referente à representação de produtos, cria-se Show Rooms de demonstração e salas de treinamento. Todas elas estão focadas em gerar valor aos seus clientes cada vez mais.
Cada vez mais as pessoas valorizam os lugares, os espaços. E assim é comum se identificarem com locais para um bate papo ou café, chamadas de área de descontração com a função de quebrar o gelo tanto junto aos clientes ou somente manter um espaço descolado que revigore as energias do staff.
É importante analisar e entender a dinâmica da empresa para que possa ser traduzida em seus espaços, com eficiência. Somente após essa análise será possível ajudar a melhorar a integração entre as áreas, e maximizar a ocupação e o compartilhamento desses espaços. A melhoria das gestões, com o enquadramento e adaptação às novas tecnologia, faz com que o espaço estimule a alta performance e a conectividade dos colaboradores.
Uma tendência emergente é a de proporcionar diversos tipos de espaços para que os funcionários possam escolher qual deles mais se atende às suas necessidades. A tecnologia disponível nesses locais determinará como o ambiente será utilizado e a maneira com a qual as pessoas vão interagir nela.
Não esqueça que a Cultura organizacional da empresa e seu histórico, devem ser o ponto de partida da concepção do projeto. Estamos prontos para desenvolver o seu projeto personalizado, converse conosco e saiba mais!
Você também pode gostar:
Siga a gente também no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!