Após decidir abrir uma cafeteria, é vital que o empreendimento tenha estratégia comercial para se tornar viável. Boa parte dos novos negócios não resiste ao primeiro ano de funcionamento, então é importante inovar.
Darei algumas dicas e informações para transformar sua cafeteria em campeã de vendas. Antes de tudo, é preciso formatar o empreendimento com conceito, qualidade e posicionamento. O financeiro virá como consequência!
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Tudo começa pela definição do seu público-alvo: se você desconhece para quem quer e vai vender, provavelmente não venderá para ninguém ou terá um movimento muito abaixo do esperado.
Preocupe-se sempre com o que levará o cliente a frequentar o seu espaço, não o da concorrência. Faça isso valer a pena. Seja diferente e melhor, é lógico!
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Depois de definir o público-alvo, chega a hora de projetar – a quatro mãos – seu novo estabelecimento. E por que a quatro mãos? Refiro-me ao dinheiro, que deverá ser investido no negócio campeão de vendas para realizar seu sonho com profissionalismo, e não amadorismo. Fazer de qualquer jeito nunca é uma boa ideia. Isso vai lhe exigir trabalho dobrado a cada ação.
Procure um profissional qualificado, pois esta é a certeza de que gastará apenas o previsto, e com o devido suporte para a resolução de problemas. Toda energia e atenção devem estar 100% centradas na apresentação para o seu cliente.
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DICAS:
- É fundamental escolher o local/região e identificar onde será instalada a cafeteria. Passe um tempo no local e descubra qual é o público que mais circula na região ou rua, e se ele atende ao perfil do seu cliente.
- Ninguém gosta de chegar para ser atendido em um lugar estranho, de difícil localização, ou ainda que precise de alguém para ensinar como chegar. Veja se o endereço é de fácil acesso;
- Leia e analise a legislação existente, já existem regras de zoneamento que devem ser consideradas;
- Adaptações devem ser feitas para melhorar a operação da sua cafeteria. Por isso, é necessário um projeto que preveja e antecipe gargalos do funcionamento dela, para que esta seja aprovada pelo cliente e pelo arquiteto. Defina quais áreas precisam se comunicar e ter flexibilidade, e também onde adaptações são necessárias. Não se esqueça de criar um projeto de acordo com as normas técnicas de acessibilidade. Definida a proposta de projeto, passando ao levantamento de custo geral, um cronograma de prazos de obra e aquisição do mobiliário, além da previsão de quando será a sua finalização;
- É preciso um minucioso levantamento do lugar escolhido, com medidas e avaliações das instalações. Para que nada saia do controle, fique atento ao levantamento de custo para a implantação do projeto aprovado. Assim como a mão de obra envolvida, para saber o budget real do investimento.
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Lembre-se:
- Cafeteria não é apenas mais um negócio comercial;
- É comum todo empreendedor, imediatamente após o investimento, querer o resultado, mas tenha certeza: o resultado virá se você cuidar do seu estabelecimento da maneira correta;
- Em cafeterias gourmet, você deve desenvolver mecanismos para conquistar os clientes. O resultado vai aparecer como consequência do trabalho desenvolvido;
- Fidelize seus clientes pelo ambiente, qualidade e atendimento. O retorno é garantido.
Se após essas dicas você estiver pensando em como reformar seu empreendimento, essas minhas outras dicas também podem te ajudar a atrair mais clientes.
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