Tradicionalmente conhecida como cidade das flores, Holambra fica localizada próxima a Campinas e é o destino perfeito para quem quer relaxar, respirar ar puro e aproveitar as mais variadas opções de lazer. Na primavera, então, tudo fica ainda mais lindo!
Uma curiosidade bem legal sobre a cidade, fundada por holandeses é que o seu nome veio da composição das iniciais de Holanda, América e Brasil. E não é por acaso que o estilo holandês está presente na gastronomia, arquitetura , danças folclóricas e até mesmo no hábito de andar de bicicleta.
O ponto turístico de Holambra é o Moinho dos Povos Unidos, considerado também como um cartão postal, recebendo muitos turistas durante o ano todo. Ele foi construído em 2008 e foi uma forma de homenagear os 60 anos da imigração holandesa. É um lugar lindo para levar a família e fazer fotos!
No Moinho também encontramos lindas flores, que deixam o ambiente ainda mais encantador. Eu, como uma boa apaixonada por flores e cores, não queria parar de observá-las!
Ainda falando sobre as flores, conhecer os Campos de Flores é uma atração imperdível para quem visita Holambra, pois a cidade é a responsável pela produção de 45% das flores produzidas no Brasil. Porém, a visita nos campos só é feita com a presença de um guia autorizado.
O Boulervard Holandês é um outro lugar que recomendo a visita! Ele é chamado assim por conta das casinhas coloridas que se assemelham ao estilo arquitetônico dos edifícios da Holanda. Nas casinhas, encontramos lojas de roupas, decorações e restaurantes.
Muito prazeroso conhecer também a Expoflora, que é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina e que acontece no início da primavera, como forma de boas-vindas à estação. Porém, acredito que por conta da pandemia, a exposição esteja suspensa por enquanto. Mas, para quem for em 2022, recomendo ir até lá para prestigiar!
Para os casais apaixonados, a visita ao Deck do Amor é primordial! O espaço tem um fundo musical bem tranquilo e um cantinho próprio para colocar cadeados, simbolizando o amor e a união. É encantador! Em volta desse deck, temos o Lago Vitória Régia, onde é bem comum nos depararmos com capivaras tomando banho.
O Museu Histórico de Holambra também merece visita! É lá que pudemos conhecer um pouco da história da cidade, desde a sua fundação, que foi depois da Segunda Guerra Mundial. Objetos de antigos moradores também estão expostos no museu.
Como falei no começo desse texto, Holambra é o destino ideal para relaxar, ter contato com a natureza e ainda se sentir com um “pézinho” na Holanda, por conta das características da cidade e toda a sua história.
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
@karinakornarquitetura
Leia também:
Um final de semana visitando Campos do Jordão e Maria da Fé