Como repensar o layout da sua loja pode estimular as vendas

27 de fevereiro de 2020

Empreender não é tarefa fácil. É absurdo o número de empresas que abrem e fecham no primeiro ano. Quando uma pessoa decide arriscar a abrir o próprio negócio tem de levar em conta fatores como ponto de venda, fornecedores, mão de obra e principalmente: vender! Por isso, convidamos todos os empreendedores a repensar o layout da sua loja para estimular as vendas.

Mas, quantos empresários de primeira viagem se importam em estudar como o layout da loja impacta nas vendas? Posso dizer que são poucos. Por isso, toda edição da ABCASA FAIR levamos conteúdos e dicas de como lojistas podem aumentar o faturamento, através do design de interiores e visual merchandising. Esse ano, assinamos o espaço Experiência do Varejo, na ABCasa Fair e trouxemos as seguintes dicas:

Dica 1- Faça uma fachada e vitrine atrativas. Você sabia que leva 90 segundos para a pessoa decidir se entra na sua loja ou não?

Dica 2- Nos dois primeiros metros da sua loja, o cliente ainda está conectado com o ambiente externo. Por isso, evite ofertar algo nesse espaço, pois a tendência é que ele nem veja.

Dica 3- Lembre-se de que 92 % da população é destra. Por isso, garanta que o percurso do cliente seja da direita para a esquerda.

Dica 4 – Cuide de sua iluminação: nem muito claro, nem muito escuro. Quando possível, opte por uma luz quente, para trazer sensação de conforto.

Dica 5– Tenha cuidado para não transformar sua loja em um depósito: preocupe-se com o percurso do cliente dentro do seu estabelecimento.

Dica 6- Organização é fundamental: por isso, a disposição dos seus produtos precisa ser convidativa. Junte produtos similares, cores complementares, altura e volumes equilibrados.

Dica 7- Invista no cross selling: agrupe produtos complementares para lembrar o cliente de itens que ele pode levar a mais por serem complementares.

Dica 8- Faça uma ilha de promoção, com produtos em destaques, iluminação adequada e prazos estipulados para cada promoção.

Dica 9- Escolha móveis e expositores que deem fácil acesso para o cliente. Lembre-se de que todo mundo quer tocar e olhar antes de comprar. Fique atento também, para a altura do seu público alvo, mantenha seus expositores sempre à mão.

Dica 10 – Treine o pessoal: a equipe precisa ser um fator de ajuda e não o motivo para o cliente ir embora.

Dica 11: O seu caixa deve estar posicionado ao final do percurso. Assim. Você garante que o cliente veja todos os seus produtos antes de fechar a compra.

Dica 12: Atente a altura do seu público alvo, mantenha seus expositores sempre à mão.

Dica 13 :Cuide da temperatura da sua loja para manter um clima desagradável.

Leia também:

Erros mais comuns na ambientação de lojas

O que é visual merchandising e como ele pode ajudar sua loja

 

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