Ao reformar o banheiro, além de escolher os revestimentos, metais, box, vaso sanitário, precisamos definir qual cuba escolher. Para quem não é profissional parece uma tarefa difícil, principalmente para comprar de forma certeira, pois todos esses itens precisam ficar harmônicos, bonitos, atender as necessidades dos moradores e também pensar na usabilidade do dia a dia. Afinal, as casas são feitas para serem vividas e não somente fotos de Pinterest. Para facilitar e ajudá-los, traremos alguns modelos de cubas disponíveis no mercado e quando é melhor sua utilização.
Mas antes, as cubas podem ser encontradas em diferentes modelos, desenhos, cores e texturas, sendo tradicionalmente de cerâmicas esmaltadas. Nessas, os tipos mais comuns são os de embutir, apoio, sobrepor e semi encaixe. Porém, existem ainda formas mais personalizadas, criando a própria cuba com porcelanatos ou esculpida em granitos e mármores.
Agora, vamos para os tipos de cuba:
As cubas de embutir são as mais simples, pois são fixadas abaixo da bancada, por isso o recorte na pedra deve ser exatamente do tamanho da cuba e não há bordas acima da bancada (fique atento para esse detalhe senão não é uma cuba de embutir). Esse tipo de bancada é ótimo para banheiros pequenos.
Já as cubas de apoio possuem a fixação sobre as bancadas (como o nome já diz). O interessante dessas cubas é que elas podem ser usadas tanto sobre pedras, aparadores e buffets (as duas últimas opções podem fazer a função de bancada. Já que é necessário apenas um furo na bancada para fazer o escoamento da água. Pois precisa apenas de um furo na bancada para fazer o escoamento. Porém, esse tipo de bancada é adequado para banheiros maiores e com espaço na bancada.
A cuba de sobrepor são embutidas na bancada, porém as bordas ou margens ficam aparentes na bancada. Aqui, esse modelo serve para qualquer banheiro.
Esse modelo é fixado na bancada, entretanto uma pequena parte frontal fica fora da bancada. Uma ótima opção para quem tem espaço para uma bancada estreita, mas fique atenta para o fechamento da porta do banheiro para abrir 90 graus e assim não encostar na cuba.
As cubas esculpidas são feitas na própria pedra e podem ser feitas tanto no granito, quanto no mármore, silestone, nanoglass e também no porcelanato. Esse modelo pode ser usado em banheiros grandes e pequenos.
Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no Facebook e no Instagram!
Leia também: