O ano de 2020 está chegando e o que não faltam são dicas de tendências promissoras, principalmente para o segmento de arquitetura e decoração. Como você acha que será a casa do futuro?
De acordo com Pedro Ariel Santana, diretor de relacionamento e conteúdo da Casacor, que recentemente lançou seu quarto livro (A Grande Beleza 3), a mudança de comportamento da sociedade dita as tendências no segmento.
Para o próximo ano, a aposta continuará sendo em questões cruciais como sustentabilidade e afetividade. Confira o Top 5 em tendências para os lares apontadas pelo especialista.
Uma tendência que não vai sair de moda tão cedo é a preocupação ambiental. As construções tradicionais do Brasil geram muitos resíduos e também desperdício de diversos materiais, de gesso a tijolos. Por isso, assim como ocorreu em 2019, a Casacor quer repetir o desafio lançado aos profissionais da área de utilizar a tecnologia em seus projetos em prol do meio ambiente.
A preocupação deve começar antes de a casa ser erguida, pois já existem algumas instituições e oficinas de triagem que aceitam e reaproveitam resíduos, a exemplo de revestimentos e concretos.
Em um mundo onde pessoas buscam ser cada vez mais sustentáveis, o consumo consciente também é uma tônica forte para o próximo ano. Neste cenário, o design minimalista, como o escandinavo, que usa linhas simples, muito branco e elementos naturais, continuará em alta com a máxima “menos é mais”.
Arquitetos adeptos dessa linha tendem a optar pelo uso de uma menor quantidade de produtos na decoração, tornando o ambiente minimalista, menos palaciano e, consequentemente, menos carregado.
De acordo com o especialista, a Geração Millennial tem uma preocupação constante com o reúso e o reaproveitamento de móveis e objetos, garimpando peças em brechós e colocando em prática a economia circular. Vale ressaltar, nesse cenário, a tendência High-Low, que mescla peças “de classe” e itens mais simples.
Para não deixar a residência com um ambiente frio, repleto de tecnologia e sem uma sensação de pertencimento, os arquitetos sugerem que as pessoas se cerquem de elementos que possam remetê-las às próprias raízes, como objetos artesanais e peças de arte popular.
Em 2019, a temática da Casacor foi “Casa Viva”, tendência que continuará em alta no próximo ano com a ideia de se projetar ambientes com muito verde. Utilizar plantas nos espaços resgata a atmosfera de casa familiar, assim como acontece com um mobiliário vintage.
A simplicidade pode ser o norte da mostra da Casacor em 2020 e, consequentemente, do setor como um todo. Ela diz respeito às escolhas de arquitetos e designers que aliam a redução do impacto ambiental a técnicas ancestrais, além de soluções regionais de arquitetura.
E você, aposta em quais tendências para a casa do futuro?
Texto por Blog ABCasa
Leia também:
Casas do Futuro: conheça tecnologias e as utilize em seus projetos de decoração