Sempre é importante pensarmos no nosso impacto na sociedade em geral, e como profissionais na área de arquitetura e construção não seria diferente. Sempre temos que nos atualizar e trazer soluções novas e mais sustentáveis para os projetos (tanto de arquitetura quanto para o design de interiores).
Para abordar e refletir sobre o tema, trouxemos dicas sustentáveis que possam ser aplicados na sua obra, trazendo cada vez mais impacto positivo para a sociedade e as construções. Agora, vamos citar dois exemplos para a área de construção:
O tijolo ecológico possui um processo produtivo diferente do convencional, pois consiste basicamente da compressão da mistura de alguns materiais, os quais não demandam passar por um processo longo de queima, assim reduz drasticamente a emissão de gás carbônico.
O bambu é uma matéria-prima altamente sustentável, pois além de ser abundante e renovável, seu rápido ciclo de renovação permite a colheita de forma anual e sem causar prejuízos ao meio ambiente. Além de ter um baixo custo, rapidez no processo de construção e trazer uma estética diferenciado ao projeto.
E para finalizar, traremos itens sustentáveis que possam ser usados dentro de projetos de interiores:
Usar móveis fabricados que causem menos impacto no meio ambiente, utilizando móveis com fibras naturais e madeira de demolição. As fibras naturais servem para os tapetes também.
Antes de pensar em descartar algum móvel, que tal reaproveitá-los? Basta dar uma cara nova para esse mobiliário, pintá-lo ou colocar algum tecido são boas soluções.
Se fizer um projeto mais descolado, podemos dar uma nova significação aos objetos. Então, utilize pallets e caixotes para fazer a cama, sofá ou até mesmo uma estante.
Luz natural é tendência! Aproveite nos seus projetos trazendo janelas mais amplas e integrando os ambientes.
Leia também:
Tendências 2022: da construção civil e arquitetura de interiores
89 ideias de decoração: Móveis com pallets e caixotes