Salvador: A gastronomia e o jeitinho acolhedor que só lá tem

20 de julho de 2020

Há alguns que não curtem tanto, mas há outras milhares de pessoas que são apaixonadas por Salvador, capital baiana. E eu me incluo, claro, nessa última turma. Estive por lá, no ano passado, e nunca canso de visitar os pontos turísticos que recebem milhões e milhões de pessoas anualmente.

Com um jeito peculiar de receber (em Salvador você jamais pode ter pressa para nada), a cidade acolhe os turistas como se fossem da família. Da comida fresca saída do fogo aos inúmeros passeios por tantos cartões-postais, tudo é feito com muito carinho! Entre as atrações que nunca podem ficar de fora está o famoso Pelourinho, no centro histórico da cidade. As ruas de paralelepípedos contam com bares ao ar livre, lojas de presentinhos afro-baianos e praças cheias de músicos e dançarinos fazem muito sucesso por lá, assim como ir num ensaio do grupo Olodum – mesmo quem não curte o ritmo musical dificilmente ficará parado. Os pontos turísticos coloniais incluem a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro.

Aliás, Salvador reúne as igrejas mais lindas do Brasil e não podemos deixar de fora a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Para o povo baiano é o maior centro da fé católica. Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial tem 2 torres sineiras laterais. Todos os anos, na segunda quinta-feira de janeiro, após o dia de Reis, acontece a Lavagem do Bonfim, na escadaria da igreja, onde baianas lavam com água de cheiro e muita festa os seus degraus. Tudo começa com uma procissão desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, até ao Bonfim. Uma festa muito importante e linda!

Se a ideia é desfrutar de um lindo pôr-do-sol, a praia Farol da Barra é o lugar perfeito! A orla é tomada de esportistas na ciclovia andando de bicicleta, correndo, caminhando, andando de skate ou de patins. Nas areias há ambulantes credenciados que vendem do queijo coalho ao picolé. Lá, formam-se piscinas naturais na maré seca. Já a Praia do Cristo é de pequena extensão, fica entre a praia do Farol da Barra e a praia de Ondina. De frente à praia está o Centro Espanhol, um centro recreativo com uma excelente vista da praia. Ali também se forma uma linda e quase secreta praia na maré seca. Para completar a diversão, o Morro do Cristo ganhou em 2018 uma tirolesa. O equipamento possui 110 metros de percurso e 15 de altura.

Coloque na sua lista também para conhecer o Elevador Lacerda, primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura. Do alto de suas torres, descortina-se a vista para a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. Também vale a pena visitar a Mercado Modelo de Salvador, que fica pertinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico. Com arquitetura do estilo neoclássico, o mercado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com 8.410 m² e dois pavimentos, abriga 266 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

Na minha última passagem por Salvador, em 2019, eu estava a caminho de Praia do Forte, pertinho de onde fica a fábrica da Tidelli, um dos maiores fabricantes de móveis indoor e outdoor do Brasil. Eles foram pioneiros na produção de mobiliário feito com corda naútica. Além disso, eles empregam 100% dos moradores da comunidade que foi construída ao lado da fábrica, oferecendo escola, creche… Eu achei isso tão lindo! Em resumo, a Praia do Forte, um dos destinos mais badalados da Linha Verde – estrada que liga a Bahia à Sergipe, é outro roteiro sensacional que merece destaque. Vou preparar um roteiro especial sobre as praias que compõem a linha verde.

 

Até a próxima! Um abraço, Karina

karina korn

@karinakornarquitetura

Leia também:

Dicas de Salvador: Melhores Destinos

O Rio de Janeiro continua lindo

Bento Gonçalves, um lugar para desfrutar o melhor da vida

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola.fengshui
logo instagram