Em nosso último texto no Mil Ideias Por Metro², falamos sobre a Portugal, e as incríveis as Coimbra, Sintra e Óbidos, cidades que tive o prazer de passar. Hoje, em nossa última viagem, quero te guiar por um roteiro de paz, amor e devoção, como pede uma passagem de ano. Venha comigo se encante por Cascais, Aveiro e Fátima.
Bastante próxima de Lisboa, sendo possível chegar em apenas meia hora de carro em um caminho percorrido por belas paisagens, Cascais é uma cidade que encanta os amantes da alta gastronomia, sendo referência mundo a fora. Um lugar para poucos, ela tem como destaque sua arquitetura e belas paisagens, com praias rochosas e um céu azul possível de ser apreciado em costas como a Praia da Duquesa e a Praia da Cresmina, que tem uma areia branquinha que faz bilhar os olhos.
Um dos grandes postais de Cascais é o histórico Palácio de Seixas, construído no início do século XX por Henrique Seixas, que deu seu nome ao edifício e posteriormente doou o espaço à cidade. Um belo presente que se tornou um marco daquele lugar.
Se fosse necessário descrever a litorânea Aveiro brevemente para alguém que nunca ouviu falar da cidade, chamaria ela de “A Veneza, portuguesa”, como é conhecida por moradores e turistas do local. Porém, a descrição não seria suficiente para explicar tamanha a riqueza cultural a cidade possui de fato. Durante o passeio de gondolas, é possível entender a história de Aveiro por meio de seus lindos edifícios tombados, coloridos como uma pintura. As paisagens simplesmente emocionam.
Entre as belas paisagens está o Mercado de Peixes, tradicional restaurante de mariscos que encanta os amantes de frutos do mar, os mais frescos que já tivemos a oportunidade de provar.
Falando em gastronomia, mas necessariamente confeitaria, é em Aveiro onde é possível provar um dos doces portugueses mais famosos, os Ovos Moles. Passar pela cidade e não provar essa delícia pode ser considerado um pecado grave para a cultura local!
E o que poderíamos falar de Fatima senão sobre a fé monumental que envolve aquele a cidade? Tão grande quanto os castelos de Sintra e forte como as rochas de Aveiro. Fátima é um lugar com uma atmosfera diferente, em que pessoas vão de vários lugares do mundo para fazer suas preces e pagar promessas. A energia é capaz de impressionar as pessoas mais céticas.
Apesar de judia, minha passagem por Fátima me trouxe reflexões e me tocou muito, por isso escolhi a cidade para encerrar nosso ano. 2020 não foi um ano fácil, por isso, acredito que independente da fé ou credo, devemos ter em nossa mente e coração, o pensamento positivo, que emanam coisas boas, criando uma corrente do energias positivas. Tenho certeza de que, desta forma, teremos forças para superar as dificuldades e chegar a 2021 com um folego novo. Prontos para novos desafios e novas conquistas!
Te vejo em 2021! Um beijo, Karina
@karinakornarquitetura
Mais fotos de Aveiro, Cascais e Fátima :
Leia também:
Coimbra, Sintra e Óbidos: você precisa conhecer essas pequenas e encantadoras cidades de Portugal
Os encantos e surpresas de Madri