A cozinha tem cada vez mais destaque dentro das casas e apartamentos, o que antes era apenas um ambiente separado. Agora, virou e faz parte da área social da casa também, sendo assim temos as cozinhas americanas e as cozinhas integradas. Mas, mesmo a cozinha se tornando uma área social, ela ainda continua como área de trabalho, onde preparamos refeições, lavamos a louça, fazemos as refeições (principalmente as rápidas) e podemos receber convidados. Por conta disso, devemos ter cada vez mais cuidado com a iluminação, pois uma boa iluminação para a cozinha evita acidentes e tornar as atividades do dia a dia mais práticas e rápidas. Além é claro de deixar o ambiente mais agradável.
Mas, quando falamos sobre iluminação para cozinha, logo associamos a rotina de trabalho e atividades diárias, e consequentemente pensamos na iluminação branca. Porém, cuidado! Se a cozinha for integrada com outros ambientes como sala de estar, jantar ou varanda, devemos trazer a mesma linguagem sobre iluminação para todos os ambientes, ou então, podemos mesclar a iluminação com luz amarela e branca. A ajuda de um profissional facilita o processo e trabalha com maestria, deixando harmoniosa a iluminação, mas os ambientes como um todo.
Para a cozinha devemos trabalhar a iluminação geral com plafons embutidos, mas se você optar por somente essa iluminação, corre o risco de não ter luz suficiente na cozinha. Sendo assim, podemos trabalhar com spots no teto ou sobre as bancadas. A segunda opção é trabalhar com o trilho e direcionar para objetos e itens na cozinha ou até mesmo revestimento.
Agora, se a cozinha é dividida com a sala por uma bancada, podemos colocar pendentes. Além de ser decorativo, é funcional para as refeições feitas na bancada. Só fique atento, quanto a altura desses pendentes, pois não é interessante, ter o pendente na altura dos olhos enquanto faz as refeições, principalmente quando há uma pessoa do outro lado da bancada.
Gostou de saber sobre o tema de hoje? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no Instagram, Youtube e Podcast!
Leia também:
Cozinha linear: você sabe o que é?
4 estilos de cozinha que estão em alta
4 revestimentos de parede para a cozinha