Escolher o tapete para o quarto infantil pode parecer uma tarefa fácil, mas envolve muitos detalhes, o que pode dificultar a escolha do tapete para o ambiente. Ao escolher o tapete para o quarto infantil, vamos deparar com uma infinidade de modelos que o mercado disponibiliza, assim pode gerar mais dúvidas para os papais. Além de, muitos detalhes como: tamanho, estilo de decoração, material e formato.
Mas, antes de escolher o tapete ideal para o quarto infantil, devemos pensar e analisar qual será a funcionalidade dele no ambiente. Como por exemplo: o tapete será apenas decorativo? Precisa ser emborrachado para as crianças brincarem em segurança? Ou é apenas para proteger o contato da criança com o piso frio?
Depois de definida a função e utilização do tapete, chegou o momento de abordar sobre tamanho. O tapete deve ser proporcional ao tamanho do quarto, parece óbvio né? Mas, muitos pais erram nesse momento. Então, atenção! Não podemos escolher um tapete muito pequeno para um quarto grande, pois ele irá sumir com as decorações e brinquedos. Mas, também não podemos escolher uma opção tão grande para o quarto infantil, e assim fique como resultado sobras de tapete acima dos rodapés e demais mobiliários.
O tamanho e as disposição dos móveis do quarto infantil define o melhor tapete para o espaço. Podemos escolher entre tapetes redondos, retangulares, quadrados e passadeiras. A passadeira é uma ótima opção para quartos sem muito espaço disponível ao lado da cama, por exemplo.
Há diversos materiais disponíveis para tapetes. Os principais materiais são: lã, crochê, couro, poliéster, sisal e por aí vai. Porém, para definir o melhor material, devemos pensar em qual sensação queremos passar para o quarto infantil, assim a escolha fica mais certeira. Por exemplo, para ambientes que transmitam aconchego e acolhimento, uma boa escolha é a lã. Para quartos que transmitam frescor, podemos optar pelo sisal.
O tapete pode seguir a mesma linguagem decorativa do quarto infantil, mas também pode neutralizá-lo. Como assim, Cris? Se o quarto tiver um tema lúdico, como floresta encantada, também podemos trazer um tapete lúdico de grama e folhagens, por exemplo. Mas também, o quarto pode seguir com o tema de floresta encanta e trazer um tapete neutro e de sisal. Essa última opção é uma boa pedida, se os papais não quiserem investir 2 vezes em tapetes (pois os filhos crescem e a decoração muda junto com a criança e a opção neutra nunca sai de moda). Já, para Mas, se o seu desejo é evitar erros, opte por cores neutra como cinzas, beges e off whites.
Gostou de saber sobre o tema ? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no Instagram, Youtube e Podcast!
Leia também:
Como decorar um quarto infantil
Candy colors: como usar na decoração