Quarto em transição: do infantil para adolescente
Antes de pensar na decoração do quarto em si, deixarei algumas perguntas abaixo para reflexão:
Você pode investir em um quarto infantil e posteriormente em um quarto adolescente?
Qual é relação dos pais com a reforma? Mesmo que essa reforma seja de um ambiente e de tempos em tempos.
Depois de feita a reflexão. Fica mais fácil a tomada de decisão.
A chegada dos filhos é um marco importante na vida dos pais. Além, de preparar o enxoval inteiro é necessário pensar na decoração do quartinho. Acredito que aqui não surja muitas dúvidas, pois teremos apenas: o berço, poltrona, cômoda e outros detalhes. Mas, aqui não tem como pular de fase.
Porém, os filhos crescem, começam a ter gostos e personalidade própria e isso reflete no quarto. Pois, é seu lugar de refúgio e liberdade dentro da casa. Mas, ao saber e identificar os gostos, as crianças querem para o ambiente o tão sonhado quarto de herói ou de princesa.
Mas, você pode trazer ou quarto de herói e princesa, sem precisar fazer tudo sob medida, como no montessoariano. Podemos deixar a base neutra, com piso vinílico ou porcelanato, parede em tons off-white e investir em papel de parede, porém em apenas uma parede para ser o destaque do espaço. Além, de um bom tapete. Para os outros itens, compre a cama de solteiro e para os armários faça com a parte interna dos armários padrão adulto.
Assim, quando os filhos chegarem na adolescência, uma das únicas preocupações será em mudar o papel de parede ou pintar essa parede e pensar em uma bancada ou estantes para televisão ou demais aparelhos eletrônicos, se esse for o desejo de ambas as partes.
A importância para os quartos infantis e adolescentes está na funcionalidade e praticidade do ambiente.
Leia também:
Papel de parede para quartos infantis
Como decorar um quarto infantil