Nesse artigo vamos falar das tendências que norteiam a Construção Civil e a Arquitetura e Design de interiores na decoração. Desde novos materiais, cores, mobiliário, as tendências são estudos de comportamento ao redor do planeta e a forma como vivemos. Ficou comprovado que depois de uma longa pandemia mudamos inclusive a forma como vemos e vivenciamos as nossas casas.
Na construção civil vivemos uma escassez de matéria prima, o custo dos materiais e a demanda incessante de obras cresceu, o que fez com que aprendêssemos a reutilizar materiais existentes com novas funções para suprir a demanda.
Surge então a nova tendência – vale o que tem em estoque para pronta entrega e assim com muita criatividade evitamos que o setor paralisasse.
Com esse novo desafio, trago em debate as tendências de 2022.
1.Revestimentos – Pisos Frios – Porcelanato de grandes tamanhos predominantemente em tons de cinzas, mesclados em beges ou tipo marmorizados. Os porcelanatos madeirados em régua também caem no gosto do publico consumidor.
2.Cubas esculpidas – as pias esculpidas são uma unanimidade principalmente em lavabos, podem ser em mármores ou porcelanatos.
3.Louças para banheiros – Caixas acopladas em linhas mais retas e cubas de sobrepor são as preferidas para banheiros. Em lavabos o uso de louças coloridas também em alta.
4.Metais coloridos, dourados e cobreados
Os metais coloridos são uma grande tendência na decoração de cozinhas, varandas gourmet, banheiros e lavabos. A volta do dourado e cobre como tendência de metais nos ambientes trazendo a sofisticação e uma releitura para lavabos e banheiros. Um toque de contemporaneidade e luxo ao ambiente, aliado ao design inovador das peças coloridas principalmente os pretos e grafites.
5.Iluminação – Com a chegada das lâmpadas de led, muita utilização de perfis para valorização do mobiliário ou forros de gesso. Já a iluminação por trilhos e spots
ganha espaço trazendo modernidade ao ambiente e solução para quem não quer investir no forro de gesso.
6.Cores – as cores para as paredes também vêm com uma nova pegada
O verde vai ser a cor do verão em 2022. Do berrante ao pastel – o tom está dominando as tendências da moda em uma ampla variedade de nuances e isso imediatamente segue como tendência da arquitetura. Junta-se a ele os rosas, laranjas amarelos e azuis.
MOBILIÁRIO: Introdução de cores nos mobiliários
Os MDF´s se misturam as cores trazendo leveja e jovialidade aos ambientes.
Ter mobiliário com tubos, perfis e estruturas metálicas e a mistura de ferro com madeira é uma tendência, pois o estilo industrial invade cada vez mais os interiores das casas e apartamentos, trazendo uma linguagem urbana e moderna, leve para o ambiente.
Já era uma tendência ambientes com móveis multiuso como bufê com cristaleiras, cabeceiras de camas integradas em penteadeiras, cozinha com bancadas de rápida refeição, Home theaters com estantes e móveis multiuso., lavanderias com cabideiros de roupa para facilitar a sua organização.
A madeira é um ótimo elemento para aquecer e trazer ao ambiente a sensação de conforto e aconchego, e ela estará cada vez mais presente. No mobiliário em geral a sua utilização pode ser composta em várias tonalidades e desenhos podendo ser associada a diversos estilos, basta para isso que você identifique qual o seu estilo e use.
A natureza está presente nas nossas casas nos últimos anos através de várias representações dela como papeis de parede, cor das paredes, vasos, quadros etc., porém após a pandemia essa necessidade aumentou ainda mais o uso de pedras, madeira e planta como se eu pudesse trazer o natural lá de fora para o meu canto seguro aqui de dentro. O uso das formas orgânicas entra definitivamente como design de mobiliários e itens decorativos.
Ambientes clean e espaços com cores claras, a ideia é livrar-se dos excessos e trazer peças e mobiliários que sejam funcionais, coloridos ou materiais naturais e tenham um design diferenciado e com qualidade e durabilidade esse é o novo contexto.
A cozinha se torna um ambiente de destaque nos novos layouts, funcionalidade e dinamismo para esse ambiente, que terá agora que ter estilo pois se integra a área social da casa para dinâmicas entre familiares e amigos próximos no nosso novo normal e ganha bancadas e ilhas.
As superfícies foscas ou brilhantes lisas ou misturadas às texturas ricas em desenho dos madeirados, dão coloridos e beleza ao estilo dos mobiliários. Hoje também se apresentam texturas de diversas superfícies para serem utilizadas em mobiliários como a de mármores metais e ainda sua junção aos elementos como vidros e perfis metálicos.
Uma das formas de trazer acolhimento para os ambientes, é através de poltronas, sofás e puffs. Existe uma tendência de cadeiras e sofás com encostos arredondados ou semicírculos para que o próprio móvel te abrace. Podemos também aumentar essa sensação de conforto e aconchego ao escolher os tecidos mais macios e de toque suave.
Qual dessas tendências é sua favorita?
Leia também:
Boiserie: tendência para vestir paredes